Results for 'Jorge dos Santos Lima'

996 found
Order:
  1. A linha dividida: uma abordagem matemática í filosofia platônica, de Glenn Erickson e John Fossa.Jorge dos Santos Lima - 2007 - Princípios 14 (21):307-312.
    Resenha do livro de Erickson, Glenn W.; e Fossa, John A.. A linha dividida : uma abordagem matemática à filosofia platônica . Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2006. 186 páginas. [Coleçáo Metafísica, n. 4].
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  27
    Dispositivos de atenção psicossocial no Brasil e gestão pela liberdade: breves relatos históricos das práticas relacionadas à saúde mental.Marcus Vinícius do Amaral Gama Santos, Higor Theobald Seabra da Cruz, Laura Petrenko Dória, Bárbara Victor Souza, Letícia Gomes Canuto, Mateus dos Santos Martins, Rafael de Souza Lima & Arthur Arruda Leal Ferreira - 2020 - Hybris, Revista de Filosofí­A 11 (2):75-91.
    The main objective of this work is to understand the daily practices of user management in post-reformist devices in the Brazilian mental health field. Through Foucault's genealogical work on government practices, understood as forms of conducting the behavior of others, it is possible to open a possible field for the study of the practices of psi knowledge, considering them as forms of management that act by through the free and natural acts of individuals. More specifically, our goal is to examine (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  18
    O discurso do livro didático de física: Por Uma escolha pela diferença.Mariana Fernandes Dos Santos, Nathalia Helena Alem & Jorge Ferreira Dantas Junior - 2018 - Odeere 3 (6):290.
    O discurso didático que a escola vem construindo ao longo da história da educação brasileira tem em seu bojo o centralismo epistemológico eurocêntrico institucionalizado. Sendo assim, entendemos ser necessário a constante problematização em torno desses discursos na ação docente. Neste artigo, temos como objetivo analisar a forma como são discursivizadas a História e Cultura Afro-Brasileiras, Africanas, e Indígenas no discurso didático do livro de Física do Ensino Médio Integrado ao Técnico em uso no IFBA, campus Eunápolis. Realizamos uma pesquisa bibliográfica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  43
    Possibilidades da educação física na formação do trabalhador.Jorge Oliveira dos Santos - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):p - 297.
    A problematização das práticas da Educação Física curricular em uma instituição federal de ensino profissional é o foco deste texto. Investigaram-se as concepções de educação física dos grupos de professores da disciplina e administrativo-pedagógico da instituição. O conceito marxiano de corpo e toda a análise da pesquisa deu-se com base no materialismo histórico e dialético. Concluímos que a subsunção da instituição às leis do mercado de trabalho e a ausência de politização na condução pedagógica nas práticas dos grupos estudados, evidenciou (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  14
    Reflexões Acerca da Atenção À Saúde Mental de Mães-Universitárias Após Isolamento Social No Contexto da Covid-19.Kamilly Souza do Vale, Natasha Cabral Ferraz de Lima, Lerlen Michaelle Silva dos Santos, Maria Vitória Rocha de Jesus & Paula Fabiana de Oliveira Palheta - 2024 - Complexitas – Revista de Filosofia Temática 8 (2).
    Contextualizar os processos oriundos de um período pandêmico é reconhecer que, para a nossa sociedade, o que vivemos com a pandemia da Covid-19 foi, de fato, inédito e histórico. Além de apresentar um cenário de acúmulo de emoções, mudança de rotina e sentimentos de medo e angústias, uma nova forma de interação social e trabalho precisou ser vivenciada. Assim, verificamos a importância de levantar reflexões acerca da maternidade vivenciada no contexto de isolamento social pelas mulheres que são mães discentes e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  15
    Gênero mulher negra: como (re)existir?Jorge Luís Rodrigues Dos Santos & Tatiana Costa de Souza Pereira - 2020 - Odeere 5 (10):157-181.
    O que é ser “mulher”? Como se reconhece alguém que se identifica como mulher? Há diferenças entre mulheres? O significado da palavra mulher “do latim mulĭer, uma mulher é uma pessoa do sexo feminino. Trata-se de um termo que se utiliza em contraste a homem, conceito que nomeia o ser humano do sexo masculino”. A construção da mulher parece depender da existência do homem, a quem se opõe. Mulher: “pessoa do sexo feminino que já tendo chegado à sua puberdade ou (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  6
    A Filosofia e a máquina de fazer índices.Sérgio Lima dos Santos Nastasi - 2020 - Páginas de Filosofía 8 (1-2):37.
    O presente texto visa a problematização do ensino de Filosofia na Educação Básica em um contexto de maior enquadramento do trabalho docente nas escolas públicas do estado de São Paulo. Argumenta-se que o poder educacional vem transformando as escolas em máquinas de fazer índices, em detrimento das experiências mínimas ou dos disparadores de pensamentos e afetos no cotidiano dos encontros aprendentes. Para tanto, mobilizam-se conceitos de Gilles Deleuze, Gilles Deleuze e Félix Guattari e Georges Didi-Huberman a fim de pensar as (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. The ethics of care in the practice of nursing: a look at the oncology patients.S. S. Gomes, A. V. dos Santos, L. B. de Lima, S. Oliveira & R. Moura - 2010 - Horizonte 8 (18):145-69.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  27
    Um porto entre dois impérios: Estudos sobre Macau e as relaçōes luso-chinesasUm porto entre dois imperios: Estudos sobre Macau e as relacoes luso-chinesas.Roderich Ptak & Jorge Manuel dos Santos Alves - 2001 - Journal of the American Oriental Society 121 (1):158.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  18
    O Racismo como ideologia do capital monopolista.Tatiana Lyra Lima Félix & Artur Bispo Dos Santos Neto - 2022 - Odeere 7 (2):5-18.
    O presente texto tem como propósito, primeiramente, prescrutar a gênese e a particularidade do racismo no modo de produção capitalista, para revelar a conexão íntima existente entre a ideologia do racismo e a ascendência do capital monopolista. Num segundo momento, pretende-se observar como o racismo se constitui como mecanismo fundamental para operar a divisão interna da classe trabalhadora, em que o capital constitui uma espécie de “aristocracia operária” para intensificar suas desumanizações contra os seres humanos racializados. Por fim, justifica-se o (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  19
    A ética do cuidado no exercício da enfermagem: um olhar sobre os pacientes oncológicos (The ethics of care in the practice of nursing: a look at the oncology patients)-DOI: 10.5752/P. 2175-5841.2010 v8n18p145. [REVIEW]Suzana dos Santos Gomes, Andrea Vaz dos Santos, Luciana Borges de Lima, Salomão Oliveira & Roberta Moura - 2010 - Horizonte 8 (18):145-169.
  12.  26
    Ser mãe: o amor materno no discurso católico do século XIX.Raquel dos Santos Sousa Lima & Igor Salomão Teixeira - 2008 - Horizonte 6 (12):113-126.
    Resumo Este artigo analisa parte do discurso que a Igreja Católica teceu sobre as mulheres, enfatizando o tema da maternidade durante o século XIX. O enfoque parte da Bulla Sylabus (1864), expedida no pontificado de Pio IX, e da encíclica Rerum Novarum (1891), do Papa Leão XIII. Entre a segunda metade do século XIX e a Primeira Guerra Mundial, a Igreja passou pelo processo conhecido como "romanização", caracterizado pela preocupação moral e disciplinar do clero diante de críticas do laicado, além (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  79
    A ética do cuidado no exercício da enfermagem: um olhar sobre os pacientes oncológicos (The ethics of care in the practice of nursing: a look at the oncology patients) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n18p145. [REVIEW]Suzana dos Santos Gomes, Andrea Vaz dos Santos, Luciana Borges de Lima, Salomão Oliveira & Roberta Moura - 2010 - Horizonte 8 (18):145-169.
    O objetivo deste artigo é analisar a ética do cuidado de enfermagem no tratamento de pacientes oncológicos. Optou-se pela pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa cuja metodologia foi dividida em etapas. Na primeira etapa, foi realizado um levantamento de artigos publicados, no período de 2000 a 2009, em periódicos do Scielo, utilizando os descritores: saúde/doença, enfermagem, ética do cuidado e oncologia. Esse levantamento culminou com a seleção de 28 artigos, 21 dos quais foram eleitos posteriormente para leitura aprofundada, assim como para (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  16
    Memórias e histórias da comunidade Quilombola Orquídio Pereira.Benedito Eugenio, Milena Lima Tamborrielo, Rubia Cristina Nóbrega & Juliana Brito Dos Santos - 2020 - Odeere 5 (9):154.
    Os estudos sobre as comunidades quilombolas tem se ampliado significativamente nos últimos anos no Brasil. Áreas como História, Sociologia, Antropologia, Educação tem evidenciado, com diferentes enfoques teóricos e metodológicos, a importância de se compreender as dimensões histórias, culturais, educacionais dessas comunidades. Neste artigo apresentamos aspectos da história e memória da comunidade quilombola Orquídio Pereira. Os dados foram construídos por meio de entrevistas com moradores antigos e nos permitiu entender as memórias de moradores em uma perspectiva benjaminiana. Palavras-chave: Memória. Narrativa. Comunidade (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  41
    Disability life expectancy for the elderly, city of são Paulo, Brazil, 2000: Gender and educational differences.Mirela Castro Santos Camargos, Carla Jorge Machado & Roberto Do Nascimento Rodrigues - 2007 - Journal of Biosocial Science 39 (3):455-463.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  16.  82
    Study of Geometric Illusory Visual Perception – A New Perspective in the Functional Evaluation of Children With Strabismus.Juliana Tessari Dias Rohr, Cassiano Rodrigues Isaac, Adriano de Almeida de Lima, Ana Garcia, Procópio Miguel dos Santos & Maria Clotilde Henriques Tavares - 2022 - Frontiers in Human Neuroscience 16.
    Despite the various perceptual-motor deficits documented in strabismus, there is a paucity of studies evaluating visual illusions in patients with strabismus. The aim of this study was to examine how the illusionary perception occurs in children/adolescents with strabismus with referral for surgery to correct ocular deviations. A controlled cross-sectional study was carried out in which 45 participants with strabismus and 62 healthy volunteers aged 10–15 years were evaluated. The behavioral response to three geometric illusions [Vertical-Horizontal illusion, Müller-Lyer illusion and Ponzo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  44
    Pragmatism and Developmentalism in Brazilian Educational Thought in the 1950s/1960.Ana Waleska P. C. Mendonça, Libânia Nacif Xavier, Vera Lucia Alves Breglia, Miriam Waidenfeld Chaves, Maria Teresa Cavalcanti de Oliveira, Cecília Neves Lima & Pablo S. M. Bispo Dos Santos - 2005 - Studies in Philosophy and Education 24 (6):471-498.
    This article proposes to analyse some aspects of the appropriation of New School thinking in Brazil, particularly Deweyan pragmatism, in the 1950s and 1960s. The analysis is based on the assumption that the developmentalist ideology that punctuated the debate on the economic, political and social restructuring of the country in these two decades constituted fertile ground for the return and expansion of pragmatist thinking amongst Brazilian educators, articulating itself, sometimes in contradictory ways, with this ideology. The focus of the analysis (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  14
    teoria do agir comunicativo de Habermas na administração de organizações.Clóvis Ricardo Montenegro de Lima, José Rodolfo Tenório Lima, Lidiane dos Santos Carvalho, Asy Pepe Sanches Neto & Anderson Titonelli - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:440-462.
    Neste artigo mostra-se os resultados de uma busca em bases de dados internacionais sobre a teoria do agir comunicativo de Habermas na área da Administração de Organizações. A teoria de Habermas foi desenvolvida após a sua guinada linguística, de ruptura com a filosofia da consciência e a metafísica em 1981. Nela os usos da linguagem são modos de expressão e representação, mas também modo de construção de vínculos sociais. A partir desta teoria, Habermas desenvolve a ideia de discurso como agir (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  15
    Afropessimismo, antinegritude e ancestralidade no Brasil por Osmundo Pinho.Jorge Augusto de Jesus Silva, Silvana Carvalho da Fonseca & Sílvio Roberto dos Santos Oliveira - 2023 - Odeere 8 (1):24-33.
    O presente texto tem como objetivo discutir expressões das masculinidades negras a partir da poética do rap na produção do rapper paulista Criolo.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  16
    The Adventures of Amaru: Integrating Learning Tasks Into a Digital Game for Teaching Children in Early Phases of Literacy.Gilberto Nerino de Souza, Yvan Pereira dos Santos Brito, Myenne Mieko Ayres Tsutsumi, Leonardo Brandão Marques, Paulo Roney Kilpp Goulart, Dionne Cavalcante Monteiro & Ádamo Lima de Santana - 2018 - Frontiers in Psychology 9.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  21.  36
    Análise do diálogo judaico-cristão: Desafios E perspectivas.Adriano Sousa Lima, Lucas dos Santos Ferreira & Roberto Monteiro de Castro Filho - 2018 - Revista de Teologia 12 (21):87-95.
    O presente artigo busca fazer uma análise do diálogo inter-religioso entre o judaísmo e o cristianismo, duas religiões monoteístas, com origens semelhantes, mas separadas por questões históricas e algumas divergências doutrinárias. Inicialmente se propõe relatar a importância do diálogo entre as duas religiões, baseando-se nos trabalhos de Alberto Milkewitz, Edwin Arteaga Tobon, e Frederico Laufer. Após isso, procurou-se identificar os aspectos divergentes e convergentes entre o cristianismo e o judaísmo, para verificar a viabilidade do diálogo. Consultou-se para este momento os (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  12
    Pesquisas Sobre Homeschooling No Brasil: Diálogos e Reflexões.Afonso Wescley de Medeiros Santos, Daniela Pereira dos Santos, Diego Câmara de Lima & Tatiane Cristina Mauricio Emerick - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 10.
    A discussão por mudanças na educação brasileira é tema recorrente desde a “descoberta” do Brasil. Com o advento da pandemia do novo Coronavírus, percebeu-se, por exemplo, a intensificação da tentativa de regulamentar o homeschooling no Brasil como um modal educacional, justificando, assim, a necessidade de discussão a respeito de uma propositiva de educação escolar domiciliar. Nesse viés, o presente estudo teve por objetivo compreender os elementos constitutivos do homeschooling no Brasil. Com base em pressupostos críticos e fazendo uso de estudo (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  9
    Quilombo: para além da territorialidade.Vivian Ingridy De Carvalho Lima - 2016 - Odeere 1 (1).
    Resenha: LEITE, Maria Jorge dos Santos. Movimento Social Quilombola: processos educativos. 1ed. Curitiba: Appris, 2016, 271 p.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  22
    O eu e o outro na enunciação de Jorge Luis Borges.Juciane dos Santos Cavalheiro - 2015 - Bakhtiniana 10 (1):75-86.
    RESUMOO presente estudo aborda a questão da heterogeneidade decorrente do desdobramento do eu, tal como compreendido por Bakhtin mediante a ideia de autoconsciência, aquela que gera sempre um outro para garantir sua própria subjetividade, através do contato com possíveis alteridades: outros gerados como alteridade a partir do mesmo. De acordo com o conjunto ternário e trinitário, teorizado por Benveniste e analisado por Dufour, nossa análise circunscreve-se à abordagem de três contos de Jorge Luis Borges, a saber: O outro, 25 (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Uma análise crítica da estrutura regulatória do setor nuclear brasileiro.Wescley Bruno Lima dos Santos - 2014 - Revista Fides 5 (1):234-252.
    UMA ANÁLISE CRÍTICA DA ESTRUTURA REGULATÓRIA DO SETOR NUCLEAR BRASILEIRO.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  4
    O mito da cidade justa: considerações sobre um uso filosófico da mimese em Platão.Mateus Lima dos Santos - 2023 - Revista Ética E Filosofia Política 2 (25):140-159.
    O ataque de Platão à mimese parece reducionista a ponto de muitas interpretações a conceberem como uma noção essencialmente negativa. Na República (X 595c-608b), o filósofo teria definido as artes representativas através de tal conceito, expulsando os imitadores de sua cidade sob o pretexto de que engendrariam imagens distantes do inteligível (R. X 595c-602b). No entanto, a constituição política elaborada por Platão é apresentada como uma “pintura” (Ti. 19b) “imaginada em palavras” (R. VI 501e), quer dizer, ela possui o mesmo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  3
    A Desigualdade de Gênero Na Política e a Sub-Representação Feminina Nos Parlamentos: Uma Discussão Ainda Necessária.Maxwel Gomes dos Santos & Marcelo Barroso Lima Brito de Campos - 2020 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 6 (2):55.
    Este artigo propõe-se a discutir, sob o paradigma do Estado Democrático de Direito, em que medida a aplicação da cota de gênero contribui para fomentar a representatividade feminina na política. Utilizam-se a pesquisa bibliográfica e o método jurídico-dedutivo. Os resultados sinalizam que não há uma correlação necessária entre o preenchimento da cota de gênero e o incremento do número de candidatas eleitas. Os resultados apontam que a superação dessa desigualdade requer a discussão de outras possibilidades, tais como reserva de vagas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  12
    A educação em direitos humanos nos cursos jurídicos do Estado de Alagoas e seus reflexos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes: um estudo de caso.Carla Priscilla Barbosa Santos Cordeiro, Lana Lisiêr de Lima Palmeira & Edna Cristina do Prado - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021016.
    O presente trabalho busca investigar a formação propagada pelos cursos de Direito do Estado de Alagoas, objetivando avaliar se atendem aos postulados da Educação em Direitos Humanos. Partindo-se do pressuposto de que ainda preponderam o dogmatismo e o olhar legalista na formação dos futuros bacharéis, deixando em segundo plano a formação humanística, adotou-se como opção teórico-metodológica a abordagem de natureza qualitativa, com ênfase na revisão de literatura e na análise dos 18 currículos dos cursos de Direito ofertados em Alagoas. Para (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  21
    Bad news: Families’ experiences and feelings surrounding the diagnosis of Zika‐related microcephaly.Paulo Roberto Lima Falcão do Vale, Sheila Cerqueira, Hudson P. Santos, Beth P. Black & Evanilda Souza de Santana Carvalho - 2019 - Nursing Inquiry 26 (1):e12274.
    The rapidly increasing number of cases of Zika virus and limited understanding of its congenital sequelae (e.g., microcephaly) led to stories of fear and uncertainty across social media and other mass communication networks. In this study, we used techniques generic to netnography, a form of ethnography, using Internet‐based computer‐mediated communications as a source of data to understand the experience and perceptions of families with infants diagnosed with Zika‐related microcephaly. We screened 27 YouTube™ videos published online between October 2015 and July (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  7
    Ciência da Informação à luz da epistemologia da complexidade.Laís Lupim Santos Gomes, Gleice Pereira & Lucileide Andrade de Lima do Nascimento - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10 (1):165-180.
    Para o profissional da informação, é necessário compreender como seus objetos de estudo se interligam, pois esta interligação é parte essencial na construção diária do saber científico. Além disso, é também a base para que estes conhecimentos possam ser aplicados na prática profissional. A interdisciplinaridade é a essência dessa questão, pois permite a união de diversas áreas do saber para que se consiga entender os fatos ocorridos. A Teoria da Complexidade também vem de encontro a essa necessidade de inter-relação entre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  15
    Aspectos das convergências e divergências entre os pensamentos de Kant e Bohr.Eduardo Simões, Erickson Cristiano dos Santos, Helen Cristina Pereira Lima, Maxwell Diógenes Bandeira de Melo & Walter Ribeiro dos Santos - 2023 - Perspectivas 8 (1):141-183.
    O objetivo deste trabalho é apresentar a filosofia de Kant e o pensamento de Bohr como formas de conhecimento que se encontram, segundo alguns comentadores, a partir de conceitos da física clássica. Ademais, a epistemologia de Kant apresentou grande aproximação com a filosofia natural de Newton e, conceitualmente, alguns limites de fronteira com a filosofia da física quântica, se consideramos a fase inicial da mecânica clássica. Tais conceitos limítrofes adquiriram forma na física de Bohr e, por sua vez, se modificaram (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  6
    Uma tradução para o Agathos grego.Jorge Luiz Lima de Souza - 2020 - Filosofia E Educação 11 (2):290-301.
    Guiado pela investigação lógica e buscando sistematicamente denunciar e desfazer anacronismos, este discreto estudo questiona a tradução mais recorrente do verbete grego agathos, isto é, “Bom/Bem”, e, confirmando sua limitação e, em alguns casos, sua total inaplicabilidade, propõe “sentir-se bem” como tradução correta. De fato, uma vez testada a nova semântica nos textos aqui estudados, confirmou-se ser ela a mais apropriada e verdadeira.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  76
    Bem-estar pessoal de pais e filhos e seus valores aspirados.Jorge Castellá Sarriera, Verônica Morais Ximenes, Lívia Bedin, Anelise Lopes Rodrigues, Fabiane Friedrich Schütz, Carme Montserrat & Caroline Lima Silva - 2012 - Revista Aletheia 37:91-104.
    O bem-estar pessoal de adolescentes é um tema de crescente interesse na literatura científica, especialmente quando se considera a escassez de artigos que considerem o ponto de vista dos adolescentes. Este estudo busca analisar relações entre bem-estar pessoal de pais e filhos e seus valores aspirad..
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Originalidade e precariedade do método fenomenológico husserliano.Sanqueilo de Lima Santos - 2014 - In Antonio Balbino Marçal Lima & Sanqueilo de Lima Santos (eds.), Ensaios sobre fenomenologia: Husserl, Heidegger e Merleau-Ponty. Ilhéus, Bahia: Editus-Editora da UESC.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  4
    A dimensão da linguagem na polidimensionalidade do mundo espiritual na filosofia Das formas simbólicas.Sanqueilo de Lima Santos - 2019 - Cadernos Do Pet Filosofia 10 (19):01-15.
    A linguagem, pensada em sua estrutura, em seu processo, em suas funções e nas relações variadas do homem com o seu mundo cultural, seja na vertente ou combinação das vertentes mítica, científica, filosófica ou artística, resulta de várias influências filosóficas e científicas sobre a magnum opus de Ernst Cassirer. Busca-se, neste artigo, especificar o significado da função constitutiva e transcendental da linguagem no que Cassirer designa “pregnância simbólica” e reportar esse conceito a um traço hereditário do Romantismo, procedente, sobretudo, de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  19
    Entrevista com professoras (es) de filosofia do ensino superior do ceará (bloco II).Cristiane Maria Marinho, Francisco José da Silva, Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira, Antônio Alex Pereira de Sousa & Paulo Willame Araújo de Lima - 2023 - Revista Dialectus 29 (29):307-318.
    ENTREVISTA COM PROFESSORAS (ES) DE FILOSOFIA DO ENSINO SUPERIOR DO CEARÁ – BLOCO IICom: Cristiane Maria Marinho, Francisco José da Silva, Camila do Espírito Santo Prado de OliveiraPor: Antônio Alex Pereira de Sousa, Paulo Willame Araújo de Lima.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  11
    A escrita da história e a ação como “obra aberta” ante as “perspectivas cruzadas”.Sanqueilo De Lima Santos & Mariana Marcelino Alvares - 2019 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 10 (3):169.
    O presente artigo discute sobre o caráter aberto que Ricœur, em sua obra A memória, a história, o esquecimento, mantém para a questão da validade da historiografia enquanto saber científico. O fato de Ricoeur não objetivar um consenso que valide a historiografia, no sentido epistemológico, pode desanimar um leitor historiador. No entanto, o dissensus que se reflete na falta de um método paradigmático, de um significado unívoco e de uma categoria fundamental da investigação historiográfica, em Ricoeur, não condena a historiografia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. A fenomenologia entre o idealismo e a história: Ideias II e Teoria das Concepções de Mundo.Sanqueilo de Lima Santos - 2015 - Revista Opinião Filosófica 6 (1).
    Neste artigo, pretende-se mostrar que a fenomenologia husserliana, em sua fase transcendental, dos anos vinte, e a hermenêutica de Dilthey enfrentam dificuldades comuns, com recursos similares, apesar das diferenças quanto ao método e em relação às propostas centrais da corrente que cada autor estabeleceu na história do pensamento contemporâneo. As diferenças e as convergências entre os autores, no que tange à epistemologia das ciências do espírito, têm como ponto de fuga a problemática do sentido. Será defendido, aqui, que esse tema (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  18
    A poética e a linguagem religiosa em Paul Ricoeur.Ivanaldo Oliveira Santos & Marcio Lima Pacheco - 2019 - Horizonte 16 (51):1197.
    O objetivo deste artigo é traçar como, no pensamento de Paul Ricœur, a narração e a sua especificidade da linguagem religiosa permeiam um acontecimento in illo tempore que dá ao ser humano uma orientação temporal que carrega um acontecimento passado para um futuro que, em certo sentido, é preenchido pela esperança e, com isto, coroando o esforço do existir do ser humano. O artigo fundamenta-se principalmente nas obras de Ricœur, tais como: O conflito das interpretações, A hermenêutica bíblica, Manifestation et (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  17
    Somos todos filósofos: problematizando o preconceito e a concepção de filosofia / We are all philosophers: problematizing the preconcept and the conception of philosophy.Jônatas Marcos da Silva Santos & Ademar de Lima Carvalho - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020009.
    O objetivo desse texto é apresentar uma reflexão sobre a filosofia enquanto práxis humana, na perspectiva da superação do preconceito de que a filosofia é uma atividade do pensamento, deslocada da vida e de suas relações com o contexto social, partindo do pressuposto de que a filosofia é uma reflexão, um conhecimento crítico da realidade. O foco de nossa reflexão destaca a pergunta filosófica como instrumento mobilizador da formação da consciência crítica do sujeito, como processo de criação e superação do (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  6
    Vestígios, “negrofuligens” e “feitiço”: rastros de africanidade na constituição de uma filosofia negro-brasileira.Elisangela de Jesus Santos & Ludmilla Lis Andrade De Lima - 2022 - Odeere 7 (1):217-234.
    Este artigo atende às provocações dos seres encantados que atuam na construção de nossa Filosofia afro-brasileira estimulando a criação de novas epistemologias através do fazer-negro centrado no mistério, na Força Vital, no diálogo com o Tambor e o Batuque e no poder da Palavra, todos estes saberes ancestrais que preenchem e conduzem nossa formação acadêmica como mulheres e pessoas negro-periféricas. Utilizaremos os termos “Filosofia afro-brasileira” ou ainda “Filosofia negro-brasileira” para tratar desses saberes sem que haja diferenciação entre eles. Somos duas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  10
    Direito ao esquecimento e desindexação da informação.Paulo Ricardo Silva Lima, João Rodrigo Santos Ferreira & Edivanio Duarte de Souza - 2020 - Logeion Filosofia da Informação 7 (1):28-48.
    O desenvolvimento tecnológico promoveu o aumento de produção e compartilhamento de conteúdo em plataformas digitais, sendo difícil gerenciar o acesso adequado a informações. O presente artigo tem como objetivo discutir os efeitos do direito ao esquecimento no ambiente digital, considerando o processo de desindexação como estratégia para operacionalizar a efetividade desse direito. Tomando como referências arcabouços teóricos-conceituais acerca da complexidade compósita da informação e de antinomias entre a dignidade da pessoa humana e a liberdade de expressão e o direito à (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  4
    Ensaios sobre fenomenologia: Husserl, Heidegger e Merleau-Ponty.Antonio Balbino Marçal Lima & Sanqueilo de Lima Santos (eds.) - 2014 - Ilhéus, Bahia: Editus-Editora da UESC.
    Conjunto de textos de pesquisadores que discutem alguns dos temas mais importantes da fenomenologia, a partir dos fundamentos de Husserl e sua influência em diversas correntes da filosofia contemporânea, principalmente a ontologia de Martin Heidegger e a fenomenologia da existência de Maurice Merleau-Ponty.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  13
    Tradução: de Lukács à escola de Frankfurt.Bruna Della Torre de Carvalho Lima & Eduardo Altheman Camargo Santos - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (spe):379-410.
    Thomas Kuhn is mostly known for his contributions to the philosophy of science. However, it was chiefly to investigations in philosophy of language that he dedicated the last part of his career. The aim of this paper is to present a systematic view of Kuhn’s main ideas on this subject. I start by describing his theory of concept, in particular what he says about kind terms. Such terms, acquired in blocks that form contrast sets or “taxonomies,” are learned through ostensible (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  13
    Pontes entre colonialidade e a autoafirmação: construindo reflexões para o ensino de ciências e biologia.Eduardo Almeida Silva, Luiz Gustavo Lima Cordeiro & Marta Alencar dos Santos - 2023 - Odeere 8 (2):233-248.
    O presente artigo relata a experiência vivenciada por estudantes de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana durante uma viagem de campo às cidades de Cachoeira e São Félix, na Bahia, promovida pelo componente curricular Relações Étnico-raciais na Escola. Por meio da observação sensível, os estudantes registraram a realidade dessas cidades no formato de fotografias e discursos. Durante a viagem, foi possível constatar a predominância de uma população negra, cujas vidas diárias estão intimamente ligadas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Curso de teoria do estado.Paulo Jorge de Lima - 1969 - São Paulo,: J. Bushatsky.
  47.  14
    A educação humanista para o ensino jurídico.Lana Lisiêr de Lima Palmeira, Tobyas Maia de Albuquerque Mariz & Carla Priscilla Barbosa Santos Cordeiro - 2022 - Filosofia E Educação 14 (2):175-203.
    Este estudo buscou analisar como os currículos se originaram, estabelecendo como ponto de partida a tradição romana e sua arqueologia do saber jurídico, para, em seguida, adentrar nas reflexões em torno da ciência e da técnica na modernidade, desnudando aspectos valiosos a fim de se (re)pensar uma pauta humanista nessa seara. Como opção teórico-metodológica, adotou-se a abordagem de natureza qualitativa, com ênfase na revisão de literatura. Como resultado, ficou evidente a necessidade concreta de um modelo de educação jurídica que possa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  16
    Personality Traits Induce Different Brain Patterns When Processing Social and Valence Information.Jorge Carlos Hevia-Orozco, Azalea Reyes-Aguilar, Raúl Hernández-Pérez, Leopoldo González-Santos, Erick H. Pasaye & Fernando A. Barrios - 2022 - Frontiers in Psychology 12.
    This paper shows the brain correlates of Cloninger’s personality model during the presentation of social scenarios under positive or negative valence situations. Social scenarios were constructed when participants played the Dictator game with two confederates that had two opposites roles as the cooperator and non-cooperator. Later the same day during a fMRI scanning session, participants read negative and positive situations that happened to confederates in the past. Participants were asked to think “how do you think those people felt during that (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  20
    Leituras e possibilidades de representar o espaço geográfico no ensino fundamental.Émerson Dias De Oliveira, Andressa De Lima Santos, Méury Katiê Ferreira Leopoldo & Joana Gabrieli Oliveira Silva - 2019 - Ágora – Revista de História e Geografia 21 (2):25-36.
    O espaço geográfico é uma categoria da ciência geográfica que possibilita uma acentuada e complexa possibilidade de refletir a coletividade social, sendo que neste desafio são trazidas à tona inúmeras perspectivas de análises da relação homem-natureza. Dessa feita, o presente estudo elabora uma breve discussão acerca do espaço geográfico enquanto uma ferramenta de análise das relações sociais, além de evidenciar a sua centralidade no interior da Geografia. Ao longo do estudo estão colocadas algumas concepções teóricas desta categoria geográfica, com destaque (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  12
    'Os Capitães da Areia' e a coragem dos Erês: Notas sobre o imbricamento da arte, música e religião | 'Os Capitães da Areia' and the courage of the Erês: notes on the overlap of art, music and religion.Lia Machado dos Santos & Rosângela Fachel de Medeiros - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (1):116-136.
    ResumoAs práticas culturais fundem, a todo o momento, diferentes relações entre sistemas culturais (EVEN-ZOHAR, 1990) que antes eram separados. Tais manifestações híbridas reconfiguram e desterritorializam processos simbólicos. Nesse sentido, o presente artigo realiza uma análise comparatista das relações intertextuais presentes na configuração artística do álbum Esú, do rapper brasileiro Baco Exu do Blues, em especial na faixa “Capitães de Areia” em relação ao romance quase homônimo de Jorge Amado, às referências à mitologia dos Erês, e à série fotográfica Laróyè, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 996